segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Me acabando nas saladas



A L E R T A

Comecei a novela mais famosa do início da semana:
- reduzir a alimentação e buscar coisas mais saudáveis e leves para as refeições diárias.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Parabéns Psicólogos!

Parabéns pra Marina, Janaína, Priscila, Roberto, Dulce, Vânia, Mônica, Jorge . . . . e pra mim!


O profissional de psicologia é, como o próprio nome da teoria sugere, um conhecedor da mente humana. A palavra deriva do grego e significa psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou seja, "ciência da alma": sua definição mais antiga. Tudo começou com os filósofos, os primeiros a fazer especulações em relação a problemas psicológicos, em busca de respostas sobre a natureza da alma e de sua relação com o corpo. Daí o costume de se dizer que a filosofia é a mãe da psicologia ou que os filósofos foram os precursores dos psicólogos.

Hoje, a definição da psicologia é outra e cabe ao psicólogo "estudar os fenômenos da mente e do comportamento do homem com o objetivo de orientar os indivíduos a enfrentar suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção". O objeto de estudo do psicólogo é o comportamento humano e o seu principal objetivo é compreender o homem.
Isto não significa que o psicólogo só veja o indivíduo em separado, fora do coletivo, mas sim que enxerga o homem como a unidade do grupo.

Algumas das divisões desse estudo:
- psicologia da personalidade - ocupa-se dos diagnósticos e desenvolvimento das personalidades.
- psicologia social - estuda o comportamento dos indivíduos dentro do grupo.
- psicologia comparativa - compara o comportamento animal com o do homem.
- psicologia do desenvolvimento - avalia as mudanças que acontecem com o indivíduo.
- psicologia experimental - analisa os fenômenos psicológicos com fenômenos naturais, em condições monitoradas em laboratório.
- psicologia clínica - tratamento das neuroses e demais problemas psíquicos.

Para quem anda pensando em seguir essa profissão, alguns conhecimentos podem ajudar a se definir na escolha. Uma delas é saber sobre o seu futuro campo de atuação, ou seja, onde e como poderá trabalhar.
O psicólogo pode atuar não apenas em consultórios, mas ainda em escolas, dando orientação vocacional; em empresas, participando de processos de seleção de funcionários; em hospitais, atendendo a pacientes e seus familiares; e mesmo na área de pesquisa, avaliando perfil do consumidor. Também pode trabalhar como psicólogo esportivo, preparando os atletas emocionalmente, ou como psicólogo educacional, auxiliando pais e professores a solucionar problemas de aprendizagem. O campo é bem amplo. A psicologia jurídica é outra área desse universo de opções. Como psicólogo jurídico, você vai acompanhar processos de adoção ou de violência a menores ou, em caso de presídios, avaliar os detentos.

Seja qual for a sua escolha, o importante é saber que você vai estar lidando com pessoas em seus sentimentos, medos e desejos. E que isto requer muito cuidado.

Fonte: IBGE

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Mais uma festa esquisita com gente estranha

Não tenho talento pra dissimular ou forçar barra em eventos que não me agradam, que não tenho afinidade.
Eu já me conhecia nesse aspecto, é claro! Mas como dizem, é bom tentar, fazer aquela forcinha de brasileiro e então fui lá pra conferir meu grau de tolêrancia e resignação . . . oh my DOG, que sensação de estrangeiro me dá no peito, é feito uma agonia de quem está preso e precisa se soltar, precisa de espaço, de correr, de liberdade.....que aflição de opostos, irritação dos sons contrapostos, cegueira de quem vê sem abrir os olhos . . .

Cada dia mais um, treinando e aprimorando na escolinha do viver, do se relacionar.
E assim vou somando descobertas e me aproximando mais de mim mesma,  identificando os "nós" e me revelando...escolhendo, selecionando e dizendo NÃO.

Não para figuração, NÃO pro anônimo virar galã!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Saindo de casa por 5 meses

E lá vou eu de novo na minha vibe . . . nasci pra cigana . . . acho que são memórias da tribo!
Saindo do porto pra viver novas experiências, tempo de salvar algum trocado e depois voar no mundo!

É assim que sou, meio aventureira, comendo pelo fundo ao invés das beiradas, rs.
Vem comigo, no caminho eu te explico!

21 de agosto - Nº 9

Fui fazer um passeio de saveiro na BG e fiquei um pouco decepcionada com a sujeira que as águas estavam tendo de carregar. Vi saco de plástico, garrafa pet, tocos de madeira, copinhos, etc.
Haviam muitos turistas no saveiro e por um momento senti vergonha de ver as águas da minha pátria se mostrando assim, triste de maus tratos. Sabendo que essa sujeira toda vem do homem, fico mais triste ainda porque não somos capazes de cuidar bem daquilo que é nosso, que nos serve, que nos alimenta, que nos enfeita, que é nosso, que é do planeta!

O passeio? Foi ótimo, lindo, uma companhia especial, uma manhã de raio de sol e um desfrute da natureza, observando os peixinhos saltando e as construções majestosas, como a ponte Rio-Niterói, o fote Lage, a Ilha Fiscal, o MAC, enfim . . . coisas positivas que o homem também, graças a Deus, é capaz de fazer.

Nani

"O Ser humano precisa de humor pra não morrer de realidade."

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Seja onde for e quem for

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sexta-feira treze e ninguém na Cidade

Porque todo mundo de uma vez só num único fim de semana?

Mel - Salvador
Alê - Brasília
Val - Buenos Aires
Leticia - Washington
Jajá - Portugal

E eu aqui . . . nesse Rio de agosto todinho só pra mim!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Estado de leveza


Me sinto como quem decolou da rampa e voa, voa, voa, voa . . .
Voo livre em asas coloridas, voo de liberdade e leveza permanente.


Não tenho do que reclamar, o amor sempre esteve presente!

Quando lembro de mim



Pensei que havia uma em mim,
mas dia após dia esbarro com mais uma
será mesmo mais? Serão duas, três . . .
Ou será que sou eu mesma renovada?

Pensei que não sentiria nunca mais saudade
que recordações fossem me machucar
que nunca mais fosse ouvir aquela música novamente

Mas, quando lembro de mim
pareço ter sido outra pessoa
havia em mim um alienígena oculto
que dominava os meus sentidos

Havia em mim o que em mim eu não queria
morava em mim um desconhecido, sem nome, sem sítio

Acordei num O.V.N.I.
o tempo havia passado e eu não sabia
o sentimento sumido como se nunca o tivesse sentido
as dores foram apagadas, sem registros nem fotografias

Sou uma pessoa aprendendo a conhecer melhor
a nova pessoa que mora em mim,
que é dona e manda aqui dentro.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Se tivesse tempo e din din

Compraria uma casa grande de dois andares com quintal
Criaria vários animais soltos pela casa
Cultivaria muitas plantas e flores no meu jardim
levaria pra morar comigo os meus meninos, apesar de já serem homens
A menina nem precisaria chamar, ela já estaria lá, grudada no meu pé
Ela nos faria rir e nos contaria histórias . . .
Daria um quarto pro Moreno, pro Pedro, Josi e Miguel
Iria adorar participar da vida deles com respeito, amor e companheirismo

Os filhos que o céu me deu, não são por mero acaso, nem por incapacidade biológica, mas por serem a constatação do encontro com os filhos da minha verdadeira história.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Alegria é bem vinda e pode vir com tudo!

Eu não tô nem aí pra poesia sofrida de alguns nomes renomados, nem concordo que poesia deve ser triste pra ser sentida e brilhante. Poeta também é feliz e sorri!

Eu, muito pelo contrário, nunca vou reclamar do jardim florido e colorido, muito menos do arco-íris que se dobra a minha frente!

Veeeeenha!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A filha que caiu do céu

Poucos sabem, mas tenho uma a-filha-da que acabou de completar 30 anos em março e não para de me dar dores de cabeça! Tem 30 mas pensa e apronta como adolescente mesmo . . . carro rebocado, IPVA vencido, multas, carro alienado sem poder vender, terapia 1 vez por semana na minha conta,  internet é o jardim lá de casa, nextel não para de tocar até no banho, faculdade? quantas tentativas???
Fomos ao cinema nesse domingo, ela, eu, minha mãe e uma amiga, depois comemos umas tortas deliciosas na Cobal de Botafogo. Percebi um certo ti-ti-ti entre ela e a minha amiga, sem entender já entendendo, fui logo falando "NÃO", ela riu como se eu não estivesse entendendo nada, mas ainda bem que a gente nasce antes pra ficar esperta primeiro que elas. Respondi na lata: "se ele quiser que venha até aqui falar com você, nada de sair daqui pra falar com estranhos e nem dar celular sem conhecer o cara antes".
Ela entendeu o meu recado e ficou na dela, trocando olhares, é claro! Ao sairmos da lojinha pra ir embora, o desaforado que se diz tímido, foi atrás dela e pediu o seu telefone . . . e eu parada com minha mãe fiquei olhando aquela prosa sem poder fazer nada, meio surpresa com a atitude do rapaz e esperando o desfecho. O que foi engraçado mesmo nisso tudo foi o que senti nessa hora . . . uma sensação de invasão, de ter um estranho mexendo com o que é meu, uma vontade de dizer meia dúzia de sai pra lá....blá blá blá .... Mas é claro que me controlei e não fiz nada disso. Ela deu seu telefone ao rapaz, que ligou logo que chegamos em casa.

Fiquei com aquela sensação de que pularam a cerca do meu jardim, pisaram na grama e roubaram a minha flor de estimação. Que sentimento tolo, mas profuuuundo!

Olha o Chico aí!!!

Me considero boa de roda, mas dia desses estava num engarrafamento no Humaitá quando me distraí e entrei com roda e tudo num meio fio daqueles que mais parecem escadas cravadas na rua e . . . fiiiiiiiiiuuuuuuu, meu pneu abriu todo! A sorte foi estar a menos de 100m de um posto de gasolina e, bem devagarzinho cheguei lá para ser atendida por um frentista super gente boa, cheio de disposição, que me ajudou sem pestanejar. Primeiro pneu furado e inaugurado, mas valeu a pena só por poder  ver bem de pertinho o Chico Buarque, o de Holanda, legitimado!
Esse rei da música brasileira estava abastecendo seu vectra branco zeradinho no mesmo posto e, na bomba ao lado de onde encostei. Realmente tímido ficou me observando brincar com uma amiga que dizia que quando encontrasse o próprio, iria se pendurar no pescoço dele . . . e foi com essa falta de timidez e bom humor que conduzi uma aproximação do gênio, que ouviu, sorriu meio sem graça e timidamente lindo (mas bem acabado) se despediu da gente com mais um grande sorriso nos lábios. Minha amiga não teve nenhuma atitude da qual disse que teria se o encontrasse, muito menos abriu a boca, teve que sentar na mureta porque suas pernas bambearam. Eu saí no prejuízo e paguei 60,00 para recondicionado o meu pneu, que agora tem nome de Chico Furado.

Hoje ouvi essa pérola no rádio e lembrei daquele sorriso . . .

Tanto Amar
Amo tanto e de tanto amar
Acho que ela é bonita
Tem um olho sempre a boiar
E outro que agita
Tem um olho que não está
Meus olhares evita
E outro olho a me arregalar
Sua pepita
A metade do seu olhar
Está chamando pra luta, aflita
E metade quer madrugar
Na bodeguita
Se os seus olhos eu for cantar
Um seu olho me atura
E outro olho vai desmanchar
Toda a pintura
Ela pode rodopiar
E mudar de figura
A paloma do seu mirar
Virar miúra
É na soma do seu olhar
Que eu vou me conhecer inteiro
Se nasci pra enfrentar o mar
Ou faroleiro
Amo tanto e de tanto amar
Acho que ela acredita
Tem um olho a pestanejar
E outro me fita
Suas pernas vão me enroscar
Num balé esquisito
Seus dois olhos vão se encontrar
No infinito
Amo tanto e de tanto amar
Em Manágua temos um chico
Já pensamos em nos casar
Em Porto Rico

Chico Buarque