segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

"CUIDE DE VOCÊ!" - Sophie Calle



Já queria mesmo ver a exposição tão comentada e badalada sobre o tal e-mail de rompimento que a tal Sophie Calle, recebeu de seu namorado (pois ainda o era na época) com o título-final de "CUIDE DE VOCÊ".

Foi então que, a convite de uma amiga parti para o MAM em sinal de concordância e curiosidade:
- Vamos lá, vamos ver essa exposição hoje mesmo!
Domingo foi um dia agradabilíssimo, desde o café da manhã até o repousar na minha cama mega gostosa e amanhecer hoje para mais um dia de novos desafios. Onde mais uma vez, tudo saiu a contento.

Mas, voltando ao título deste post, a Sophie então resolveu fazer uma exposição, uma verdadeira exposição de sua vida pessoal, digo, amorosa, intima e trágica, de acordo com a sua interpretação.

E lá estava eu olhando e lendo as muitas mulheres, interessantes, diga-se de passagem, médicas, advogadas, psicólogas, psiquiatras, delegadas, escritoras, atrizes, dançarinas, antropólogas, e por aí vai. Todas leram o e-mail e resolveram, a pedido da própria Sophie, interpretá-lo ou respondê-lo.

O nome do então misterioso namorado X é Gregoire Bouillier, o escritor de “O Convidado Surpresa”, livro lançado logo após apertar o botão "enviar" da sua caixa de e-mails para a Sophie.
Coincidência? Parece, mas deixa sempre uma cisma. . . Ambos se dão tão bem após o rompimento... Ela com a exposição e ele com a publicação de seu livro. Quem manda não ter criatividade nessa hora?

Quantas exposições deixei de fazer, rs?!!!

Bom, como fui uma das mulheres a ver sua exposição, não menos interessante das que convidou para ler o e-mail, também tenho minha interpretação (motivação para horas de conversa durante o almoço) e vou postá-la aqui. Depois passo um e-mail pra Sophie, quem sabe ela faz uma outra exposição e me convida pra entrar nessa boquinha!

Acho que Sophie deve ter sido uma namorada muito insegura e desconfiada, daquelas que fazem pacto nupcial pra namorar - não pode isso, não pode aquilo, não quero assim e nem assado, será nessas condições, etc e tal . . . O cara deve ter aceitado porque enquanto apaixonados e mortos de tesão, todos acabam cedendo. Com o passar do tempo ela deve ter ficado cada vez mais exigente e chata, aí já viu né, o pobrezinho não aguentou mais e chutou o balde.

Mas o que parece ter chateado mesmo Sophie, foi o fato do rompimento ter sido por e-mail e da maldita frase final "Cuide de você". No entanto, ela confessa que só se viam durante 1 hora por mês (difícil entender relacionamento assim) e que moravam em cidades distantes. Ora, se despencar por uma hora, enfrentar um vôo longo, para dizer “Cuide de você”? Não me parece muito sensato ou necessário, mas . . . 
Acredito na tecnologia, uso muito por sinal e acho sinceramente que os meios mais simples e rápidos como e-mail e telefone, ou ainda celular, são satisfatórios pra dizer Adeus. Ora, ora, porque complicar tanto se podemos simplificar as coisas!? Afinal, a modernidade nos alcançou. Vejo inúmeras pessoas recorrendo aos famosos chats (salas de bate-papo pela internet) e agências de namoro virtual, mas na hora do "The End" exigem o pré-histórico "cara a cara"? Sem ironia nenhuma, eu juro, há casos que não se faz necessário!

Pra mim, ela ficou pra lá de mordida, se sentindo dispensada, desvalorizada e com uma puta dor de cotovelo, aí resolveu dar o troco e se vingar do misterioso corredor X (lembram?). Não posso negar, ela usou de muita criatividade, admito, e expôs a carta/e-mail de seu ex-namorado num outdoor pra todo mundo criticá-lo e ao mesmo tempo se valer de uma legião de mulheres mal resolvidas para compartilhar sua dor. Quanto a ele, coitado, acho que teve uma atitude, a luz de meus olhos, muito digna e compromissada, afinal se retratou, do jeito dele, mas colocou o que sentia no e-mail e não se ateve como tantos outros que apenas se vai, sem nem dizer adeus por e-mail. Os fantasminhas que de um dia para o outro simplesmente desaparecem sem nem se preocupar em dizer para você se cuidar. Simplesmente não dão a menor satisfação - essa que pelo menos X fez questão de dar, ao menos por e-mail.

Mas afinal fico pensando no que poderia ter impedido X de dizer pessoalmente todas essas coisas à Sophie, além é claro, da distancia entre as cidades? Talvez medo de não conseguir ser firme diante da sedutora Sophie e manter sua decisão. Talvez porque não conseguisse assumir pra dela face a face que vinha se encontrando com as outras, ou apenas porque estava sem grana pra pegar um avião, um ônibus ou um trem, poupou-se do tempo, tão precioso hoje em dia.


Se interessar, a exposição está no MAM. Apesar da minha opinião contrária as das suas convidadas, achei bem legal, de bom gosto, requinte e muito clean. Vale a pena ver como se pode ser criativo transformando a dor e a vingança em arte!


Calle e Bouillier numa entrevista coletiva em Paraty

Se quiser ler o e-mail do X antes, segue o link.
http://www.mamrio.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=211&Itemid=36
Aliás, antes de comentar o meu comentário, aconselho ler o e-mail ou ver a exposição.

2 comentários:

  1. Pra inicio de conversa, não vi a exposição mas li o e-mail.

    Quando não se está mais a fim, qualquer jeito de se livrar do problema, mesmo sendo um relacionamento, é válido.
    Concordo com você!
    beijos da sua afilhada,
    Josi

    ResponderExcluir
  2. Oiê!
    Também li a carta e vi a exposição (a-do-rei!)Mas numa coisa eu concordo, agora, com você: terminar uma relação pessoalmente, por e-mail, SMS, por telefone? Tanto faz o jeito e o formato, se tiver que acabar...
    Beijos, beijos.

    ResponderExcluir