sexta-feira, 27 de maio de 2011

Olhar de turista

É com freqüência que estou participando de reuniões no Centro da Cidade e, é com a mesma freqüência que me pego deslumbrada com os monumentos, prédios, ruas, centros culturais e tudo mais que qualquer turista em nossa cidade se encantaria. E isso aconteceu recentemente quando voltava, já de noitinha, pra pegar meu carro no estacionamento da Catedral. Ela estava toda iluminada e a cada 3 ou 5 minutos, mudava de cor. Uau!!! Fiquei ali igual um turista olhando e fotografando cada mudança de cor. Pensei comigo: Porque este estacionamento está aqui em volta dessa belezura estragando seu brilho? Acho que muitas vezes é isso que estraga o que temos de mais belo em nosso País . . . a falta de valorização e manutenção das jóias naturais e monumentais que o Rio nos agracia. Tipo um estado de pouca importância para o que é nosso.


Não sou uma pessoa viajada, viajei muito menos do que gostaria, mas tenho o olhar de quem já morou na Europa e conheceu Portugal de cabo a rabo, o interior da França, Sevilla e Barcelona na Espanha, Andorra e os Pirineus. Também já pousei em Miami e Orlando, contemplando as delícias da Disney como todo  adolescente. Escolhi por 4 vezes Buenos Aires e recentemente a Patagônia Argentina pra passar as poucas férias que meu trabalho permite.
Não há como negar os encantos desses lugares, a cultura, o clima, as pessoas, a natureza e a gastronomia, mas quando olho o meu País e principalmente, o Rio de Janeiro, com olhar de turista, fico muito mais encantada do que em qualquer viagem que já tenha feito.

 Foto do celular - caminhando pro estacionamento da Catedral

Foto do celular - da janela do Shopping Botafogo

Experimente se dar ao luxo (luxo sim!) de andar e passear pelo Rio (Zona Sul e Centro) e olhar com atenção e delicadeza o que temos a nossa volta. Olhe os mesmos lugares que você já viu, já conheceu ou que passa todos os dias e, procure olhar como se não fosse um brasileiro, mas um turista que vê pela primeira vez as nossas belezas. Depois me conta!


Encontrando meu filhotinho no estacionamento e não resistindo sua beleza!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário