segunda-feira, 29 de março de 2010

De braços abertos é mais gostoso VIVER!!!



Hoje ao abrir minha caixa de e-mails, havia um e-mail com o título "De braços abertos", um texto da minha adorada Martha Medeiros. Me foi enviado por uma amiga especial, aliás, tenho amigos, e essa é uma delas, que selecionam coisas muito legais pra me enviar, textos, vídeos, arquivos, etc. A grande maioria deles se refere a assuntos que gosto, imagens bonitas, vídeos interessantes, textos polêmicos, arquivos com frases ou textos de incentivo e de ajuda, notícias sobre temas ligados ao meu trabalho e a minha profissão, poesias, pensamentos, coisa e tal . . .
Quando li o texto da Martha já foi pra mim um mergulho, uma degustação de creme cheese com geléia de pimenta (provei e adorei!). No texto ela fala da sua percepção com relação a linguagem corporal, quando o corpo fala o que você ainda não pode verbalizar ou quando o corpo reage ou expressa as suas defesas.
Ela deu um exemplo de quando insistia em cruzar os braços ao conversar com alguém que estivesse querendo se entregar, ou seja, o corpo se defendia dos sentimentos que ela mesma não tinha coragem de assumir ou expressar. A reação corporal foi uma forma de denuncia pra que ela mesma pudesse se perceber e mudar, que foi o caso.
No final do seu texto, ela posta a foto acima, do pequeno Kiki Joachin, o menino de 7 anos que foi resgatado dos escombros do Haiti e que foi responsável pela cena mais doce dessa tragédia infame. Então, em homenagem ao Kiki, ela termina seu texto com a frase: "Que a gente nunca mais cruze os braços pra nada!"
É isso aí, como de costume, a Martha mais uma vez me encantou, a foto me fez sorrir e até chorar, a questão explicitada no texto e na foto é a minha cara, sobrevivência, luta, disposição, diversidade, cultura, transformação, amor, entrega, vida, alegria. . . Aliás, é ou deveria ser a cara de toda gente, porque isso é viver de braços abertos para a VIDA.


Olhe bem pra foto, olhe fundo no rosto de Kiki, nos olhos, na expressão e na abertura dos seus braços. . . Fica claro que ele não desistiu porque nunca teve dúvidas. Enquanto esteve naquele buraco soterrado, Kiki não duvidou de que veria novamente a luz do dia, que sobreviveria, que novamente iria sorrir pra alguém, que ainda tinha muito pra quem se entregar nessa vida! Valeu Kiki, que seus braços abertos possam servir de inspiração aos que não estão soterrados, mas mesmo assim mantém-se de braços cerrados para a VIDA!

3 comentários:

  1. Anônimo29/3/10

    linda foto!
    É verdade... De fato, tem muita gente que "vive" com os braços cerrados para a vida...

    Que possamos, andar, sempre juntos, com os braços (bem) abertos para a vida!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Anônimo29/3/10

    Silvinha,

    Viver de braços abertos, viver de coração aberto, viver de pensamento aberto, viver de sorriso aberto, viver de humor aberto e saber que você está por perto. Essa é a parte mais gostosa de se viver gostoso a vida.

    É sempre muito bom te ler, pois mesmo sem poder te ver é como se estivesse muito perto.

    beijos e continue escrevendo sempre.

    ResponderExcluir
  3. Este texto é incrivel! Oi, passei por aqui! Um abraço!!! E um beijo!

    ResponderExcluir