domingo, 5 de dezembro de 2010

Quando a reta vira curva

As exigências para se amar e ser amado hoje, lembram muito os videogames, um jogo sem fim em busca do par perfeito, o ideal, o que seu imaginário desenha, esperando que seu parceiro haja de forma perfeita e seja programado para saciar todas as suas necessidades, se possível em 3D.
Todos sonham demais com o par perfeito, com atitudes glamorosas, querendo chegar na frente, vencer sempre. Se seu avatar falhar em alguma fase, você tem a opção de deletar e escolher um novo para começar outro jogo. O amor hoje é passageiro, frágil, bastam algumas limitações para ser deletado.
A insatisfação é um sentimento que ronda os que preferem viver de sonhos e romances mirabolantes, é como se um bolo caseiro de chocolate mesmo sendo gostoso, bem recheado não fosse suficiente senão tiver aquela cerejinha em cima. Há pessoas que estão sempre em busca da cereja e esquecem do conteúdo do bolo, não dando valor ao que tem, esperando sempre mais do que o seu bolo oferece, sempre mais e mais e mais. Pessoas assim, ou não conseguem ver o outro ou não dão valor às atitudes e às qualidades que o seu parceiro de fato tem, ficam  desenhando com lápis colorido um par perfeito, como uma pecinha do quebra cabeças que falta pra completar o seu quadro.

Quando encontram um amor real e mortal, elas se decepcionam e pensam: "Esse nunca será capaz de realizar todos os meus desejos, expectativas, carências . . . ", desconhecem a simplicidade de viver em paz e em harmonia, uma relação normal, onde o que vale e importa mesmo é o caráter, a sinceridade, o companheirismo e o bem estar. O seu parceiro não será capaz de realizar todos os seus sonhos e desejos, mas sim de participar e dividir suas aflições, medos, angústias sem ser o superman ou a mulher maravilha.

A tendência é achar a grama do vizinho sempre mais verdinha, a festa no apartamento ao lado mais emocionante . . . nunca se satisfazem com o que tem. 
Vivem sempre em busca sem notar "que o amor pode estar ao seu lado" mas que não, necessariamente, é a peça que vai preencher todas as suas necessidades. Podem acabar a vida buscando aquele amor imaginário, desenhado e perfeito, como se ele nunca fosse capaz de estar ao seu lado como um simples mortal.

Aprendi que amar é mais simples do que esses romances vendidos em telas de cinema, amar é saber que seu parceiro é tão normal e mortal quanto você, que está na sua vida pra compartilhar, mas não poderá nunca ser seu super-herói, não pode ser responsável por preencher todas as suas expectativas ou necessidades. Ele também é frágil e cheio de necessidades, igualzinho a qualquer um.

"Pras pessoas de alma bem pequena
Remoendo pequenos problemas
Querendo sempre aquilo que não têm
Pra quem vê a luz
Mas não ilumina suas minicertezas
Pra quem não sabe amar
Fica esperando
Alguém que caiba no seu sonho
Como varizes que vão aumentando
Como insetos em volta da lâmpada"

Simplesmente Cazuza

Nenhum comentário: