Fui assistir o Filme "Positivas" de Susanna Lira, um documentário sobre mulheres contaminadas pelo virus HIV e, após sua exibição foi realizado apresentação e debate com as colaboradoras (personagens reais) do documentário e a autora do filme.
A Aids ainda é vista com muito preconceito pela sociedade, muitos ainda acreditam que ela é uma "doença que só atinge homossexuais e pessoas promíscuas". É preciso desmistificar o assunto, ainda existe muito pra falar, debater, conhecer, entender e principalmente ouvir. Por isso, recomendo o filme, ele é um retrato vivo da luta gigantesca que é para as suas portadoras, primeiramente aceitarem em si a doença, depois admitir e ter apoio dos seus familiares, amigos, colegas de trabalho, enfim, mostrar à sociedade que a Aids existe e está viva, circula por aí e qualquer pessoa que não se previna sexualmente, pode se contaminar.
O documentário não explora a doença como fantasma ou bicho de sete cabeças, ela é tratada como verdade, mas sem se tornar um apelativo. O objetivo do filme é mostrar as dificuldades que seus portadores encontram desde o dia que recebem o resultado positivo, passando pelas fases do entendimento, esclarecimento, revolta, medo e aceitação, devendo fazer as pazes com ela pra não morrer e enfrentar com dignidade e, até militância, a luta contra o preconceito e a falta de informação de grande parte da sociedade sobre as formas de contaminação.
Vale a pena assistir! Essas mulheres são exatamente como cada uma de nós, vivem vidas muito semelhantes, muitas foram contaminadas por seus maridos porque confiavam plenamente no seu amor.
Segue link para o blog
Para quem ainda não assistiu e se interessou, segue programação abaixo:
CANAL FUTURA
Quinta-feira, dia 2/12, às 21hDomingo, dia 5/12, 19h30
TV BRASIL
Sexta-feira, dia 3/12, às 23h
Nenhum comentário:
Postar um comentário