sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ode, òkè àró!!!

Oxóssi - 20 janeiro

Dias 20 e 23 de janeiro comemora-se o dia de Oxóssi, um dos orixás mais populares na Umbanda e no Canbomblé.

Oxóssi, representa a caça, o verde e a fartura. Seu habitat é a floresta e reflete o constante movimento da natureza que está sempre em evolução. É simbolizado pela cor verde na Umbanda, e recebendo a cor azul clara no Candomblé, mas podendo usar, também, a cor prateada.

Na Bahia, Oxóssi foi ligado a São Jorge, sendo comemorado no dia 23, enquanto que nos outros estados do Brasil, foi relacionado com São Sebastião, sendo assim festejado no dia 20 de janeiro. A fusão de práticas de duas ou mais religiões aconteceu no Brasil quando os costumes de religiões africanas se misturaram com o catolicismo. Por isso, é comum que as datas importantes de Umbanda e Candomblé estejam ligadas aos santos do calendário cristão.
 
Durante a diáspora negra, muitos escravos que cultuavam Oxóssi não sobreviveram aos rigores do tráfico negreiro e do cativeiro, mas, ainda assim, o culto foi preservado no Brasil e em Cuba pelos sacerdotes sobreviventes e Oxóssi se transformou, no Brasil, num dos orixás mais populares, tanto no candomblé, onde se tornou o rei da nação Ketu, quanto na umbanda, onde é patrono da linha dos caboclos, uma das mais ativas da religião.
Seus instrumentos de culto são o ofá (arco e flecha), lanças, facas e demais objetos de caça. É um caçador tão habilidoso que costuma ser homenageado com o epíteto "o caçador de uma flecha só", pois atinge o seu alvo no primeiro e único disparo tamanha a precisão. Conta a lenda que um pássaro maligno ameaçava a aldeia e Oxossi era caçador, como outros. Ele só tinha uma flecha para matar o pássaro e não podia errar. Todos os outros já haviam errado o alvo. Ele não errou, e salvou a aldeia. Daí o epíteto "o caçador de uma flecha só".
Oxóssi é a expansão dos limites, do seu campo de ação, enquanto a caça é uma metáfora para o conhecimento, a expansão maior da vida. Ao atingir o conhecimento, Oxóssi acerta o seu alvo. Por este motivo, é um dos Orixás ligados ao campo do ensino, da cultura, da arte. Nas antigas tribos africanas, cabia ao caçador, que era quem penetrava o mundo "de fora", a mata, trazer tanto a caça quanto as folhas medicinais. Além, eram os caçadores que localizavam os locais para onde a tribo poderia futuramente mudar-se, ou fazer uma roça. Assim, o orixá da caça extensivamente é responsável pela transmissão de conhecimento, pelas descobertas. O caçador descobre o novo local, mas são os outros membros da tribo que instalam a tribo neste mesmo novo local. Assim, Oxóssi representa a busca pelo conhecimento puro: a ciência, a filosofia. Enquanto cabe a Ogum a transformação deste conhecimento em técnica.

É o Orixá da arte, da sabedoria da música e melodias é considerado um Orixá da alegria da dança , dos versos e poemas , protetor dos compositores , escritores , atores e todo meio artístico, nas pinturas e esculturas , está ligado diretamente a natureza.

Oxossi filho de Iemanjá irmão de Ogum e Exú , tem grande afinidade com Ossãe pois este lhe ensinou os mistérios da mata e das ervas , amigo das aves , pássaros , esta presente no dia a dia de todos nós pois exerce energia em todas as comidas tento vegetal quanto animal .
Oxossi é o encanto da beleza e do esplendor , radiante com toda sua força protege seus filhos . Tem a ajuda de Ogum , por ser seu irmão mais velho e a fidelidade de Exú que também é seu irmão.
Todos os seus filhos tem grande objetivos de prosperidade mais são muito descansados , sentimentais , românticos e tem grande facilidade de se apaixonar.

E é por isso que o Rio de Janeiro é cheio de graça, tem arte, gingado, curvas, samba no pé, cariocas e praia.

Salve Oxossi, Salve São Sebastião e viva meu Rio de Janeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário