quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Vai acontecer no mar



<  Evento Clean Up The World 2010 / Biodiversity! <

No dia 18 de setembro, sábado, será realizado o Maior Mutirão em prol do Meio Ambiente: o Clean Up The World 2010. Pelo oitavo ano consecutivo, mais de 8.000 voluntários irão retirar cerca de 40 toneladas de lixo, que estão contaminando a natureza e matando os animais marinhos.
Simultaneamente dezenas de locais estarão coordenados pelo Instituto Ecológico Aqualung – IEA realizando o Dia Mundial de Limpeza; que conta, pela primeira vez, com o Patrocínio da Transpetro e o Co-Patrocínio da Nova Rio e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (Secretaria Municipal de Meio Ambiente). Contaremos também com a participação de vários funcionários de mais 30 empresas apoiadoras do Evento; onde, mais uma vez, será um grande sucesso; e todos juntos contribuirão para a conscientização de Manter nossas praias, rios, lagos e lagoas Sempre Limpos.

O Tema deste ano, da Maior Campanha Mundial de Limpeza é: "International Year of Biodiversity / Ano Internacional da Biodiversidade", segundo a ONU / UNEP / CLEAN UP THE WORLD.
São mais de 125 países mobilizando 35 milhões de voluntários em todo o globo no dia 18 de setembro, sábado, das 10 às 13:00h, simultaneamente; quando serão distribuídas mais de 25 mil sacolas Oxi-biodegradáveis e luvas - onde o lixo será qualificado e quantificado em uma Ficha de Coleta, possibilitando pesquisas e análises dos resíduos e microlixo encontrados, para futuras Campanhas e Soluções em prol da diminuição dos grandes problemas atuais vigentes: Aquecimento Global; Mudanças Climáticas; demais doenças causadas nos seres vivos, sendo estas uma ameaça ao Planeta, como um todo.
A Campanha terá continuidade nas localidades de Brasília - DF (pelo sexto ano consecutivo); Cabo Frio - Região dos Lagos (pelo sexto ano); Americana – SP; Curitiba – PA; Vila Velha - ES, e demais Localidades do estado do Rio de Janeiro - RJ.

Após a coleta, o material recolhido será destinado à cooperativas e instituições de reciclagem; e ainda, será produzido e enviado um Relatório Final para a ONU, com dados do Evento. Vale ressaltar que o trabalho é feito em duplas; onde uma pessoa realiza a Coleta, e a outra anota os materiais recolhidos.
A meta do Clean Up 2010 Brasil é coletar o maior número de materiais plásticos, recicláveis; aumentar o número de voluntários, e conscientizar a população para uma melhor gestão dos resíduos, geração de renda e menor impacto ambiental. A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro, o Sebrae e o Banco do Brasil fazem parte da melhoria da Orla Carioca, incentivando os barraqueiros na coleta seletiva de lixo e reciclagem dos resíduos sólidos e orgânicos.

É assim que continuaremos crescendo e melhorando o Nosso Planeta! Participe! Faça a Diferença em prol de um Mundo mais Limpo e Consciente!

Os Pontos de Encontro são:
(Todos com Início às 10 horas e Término às 13 horas, simultaneamente).

- Rio de Janeiro / RJ -
Praia de Copacabana:
A) Leme - Próximo à Pedra do Leme, onde os voluntários caminharão em direção ao JW Marriott Hotel RJ, na Rua Santa Clara (Grupos da Ipiranga e Nova Rio);
B) Colônia dos Pescadores / Posto 06 - A coleta será também em direção à Rua Santa Clara (Grupo Greenpeace e Grupo da Secretaria de Meio Ambiente - Prefeitura RJ, Alunos e Professores da Academia Maxi Forma);
C) Rua Rodolfo Dantas - Grupo do Metrô Rio, em direção à rua Santa Clara;
D) Rua Xavier da Silveira – em frente ao Hotel Othon, caminhando até a rua Santa Clara (Grupo Othon).

Praia Vermelha:
Na Praia Vermelha com os Mergulhadores do Piratas do Mergulho.

Praia de Botafogo:
Encontro ao lado da Estação de Tratamento da Cedae.

Praia de Ipanema:
A) Pedra do Arpoador - Posto 07, onde os voluntários caminharão rumo à rua Garcia D´Avila (Grupos Greenpeace, Instituto Sea Sheperd, Supervídeo);
B) Em frente ao Hotel Fasano, caminhando até a rua Garcia D´Avila.

Praia do Leblon:
A) Na Ponta da Praia do Leblon (Cedae), até o Jardim De Alah (Grupo Hotel Marina).

Praia de São Conrado:
Em frente ao Pouso de Asa Delta coletando em direção à Escadaria, com pilotos de asa delta, parapentes e surfistas.

Praia da Barra da Tijuca:
A) Quebra-mar caminhando até ao Quiosque do Pepê - Grupo da ONG Lagoa Viva, Voluntários da Shell, Cea Marapendi, e demais Escolas locais;
B) Em frente ao Hotel Sheraton Barra – Grupo Hotel Sheraton Barra;
C) Os funcionários da FETRANSPOR se encontrarão em frente ao condomínio Alpha Barra (Av. Ayrton Senna com Av. Sernambetiba);
D) Em frente ao Condomínio Novo Mundo, com o pessoal da Reviverde.

Praia do Recreio:
Encontro no Posto 12, na Praça Tim Maia, com o Grupo do Colégio Palas-Recreio; UCB (Universidade Castelo Branco); UFRJ Surf; FESERJ (Federação de Surfe do Rio de Janeiro) e a AMOR (Associação de Moradores do Recreio).

Praia de Grumari:
Encontro na Praia de Grumari, com a ASAG (Associação de Surfistas do Grumari).

Praia de Sepetiba:
Encontro no "Coreto", com a coordenadora Magali Jordão; com moradores locais e Grupos da Guarda Municipal e Odebrecht.

Ilha de Paquetá:
Encontro na Praia da Moreninha, com a Guarda Municipal.

Cabo Frio / RJ
Concentração Geral na Praia do Forte e suas proximidades (Coordenação: Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Cabo Frio).

Saquarema / RJ
Concentração na Praia de Itaúna; com surfistas e moradores desta localidade.

Brasília / DF
Concentração Geral no Lago Paranoá e suas proximidades (Coordenação: ONG EcoAtitude e Caenge Ambiental).

Americana / SP
Concentração Geral na Praia dos Namorados, com o Barco Escola e funcionários da Goodyear.

Curitiba / PA
Encontro no Litoral do Paraná, em Praia de Leste.

Vila Velha / ES
Encontro na Praia de Jacaraípe, localizada no município da Serra-ES, com funcionários da Shell; e Praia de Itaparica, com moradores e ambientalistas locais.

Desde 2004 o Projeto Limpeza Na Praia – IEA continua o seu sucesso pelo grande Apoio da Mídia e do entendimento de seus colaboradores, apoiadores e todos os voluntários que fazem o Instituto Ecológico Aqualung - IEA preservar a vida marinha e aumentar a expectativa de vida dos seres humanos.

Nesta Ação contamos com o Patrocínio da BR-Transpetro; Co-Patrocínio da Nova Rio e Prefeitura do Rio de Janeiro / Meio Ambiente; e Apoio: Club Med, JW Marriott RJ, Prefeitura de Cabo Frio / Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, Outback, Hotéis Othon, RJZ Cyrela, Goodyear, Banco do Brasil, Prezunic, FETRANSPOR, Hotel Fasano, Fasano Al Mare, Shell, Odebrecht, Ipiranga, Metrô Rio, Bio Plastic, UCB, Hotel Sheraton Barra, Hotéis Marina, RES, Caenge Ambiental, Ecoatitude, SEBRAE-RJ, Guarda Municipal RJ, Colégio Palas, Jeep Tour, Aqualittera, Fun Dive, Lagoa Viva, Defensores da Terra, AL Consultoria, Piratas do Mergulho, FESERJ, ASAG, Videoclipping, Agência Rio de Notícias, Academia Maxi Forma, Aqualung, NOVA CEDAE, Amigança Produções, Reviverde, AMOR, COMLURB, Clean Up The World Australia, UFRJ Surf, Governo do Estado do Rio de Janeiro, INEA, SEA. Esta é uma realização do Instituto Ecológico Aqualung e Programa na Praia.

Abaixo segue o Curso – Data e Horário – que será realizado no Instituto Ecológico Aqualung no dia 16/09/2010 – quinta-feira:
----------------------
Curso segundo as Normas de Cuidados com os Voluntários – segundo a ONU / UNEP, que será realizado no dia 16/09/2010, às 16 horas, no endereço: rua do Russel, 300 / 401. Glória, Rio de Janeiro, RJ.
Favor Confirmar Presença!  Neste dia será entregue a todos materiais deste Evento.

Mais informações / RSVP:
Anna Turano
Jornalista RJ22761JP
Organização Clean Up The World RJ / Brasil
Projeto Limpeza Na Praia / Instituto Ecológico Aqualung - IEA
E-Mail: limpezanapraia@institutoaqualung.com.br
Nextels: 55 21 7848-3084 // 7830-6842
Cel.: 55 21 9522-1051.
Telefax: 55 21 2225-7387
Endereço: Rua do Russel, 300 / 401, Glória, Rio e Janeiro, RJ, Brasil.
CEP: 22210-010.

Um comentário:

  1. Legal divulgar por aqui,
    Vai aqui uma dica. É possível estender a idéia também por lugares que estão fora do projeto. Vai para praia? Vai andar pelas beiradas? Adote a idéia e recolha o lixo que houver por lá, catalogue, encaminhe. Fazer o bem, faz bem! :)

    ResponderExcluir